segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Lutar

Ideologias a parte, o ser humano nasceu para lutar. Tem de ser um lutador, sob pena de sucumbir ante os desafios da vida. A ninguém é dado o direito de não lutar. Seria não viver. A luta é diária, constante e sacrificial. Todos devem sacrificar sua própria vitalidade para que sejam vencidos os propósitos do existir. Neste ponto todos se igualam, sem distinção de raça, credo ou classe social. O inimigo a ser vencido, antes projetado em feras imaginárias ou em animais, agora se apresenta sob outros contornos. Pouco adianta pensar que os inimigos são pessoas, governantes ou opositores de suas próprias ideias. Há ainda os que pensam em seres cristalizados em fazer o mal como sendo seu inimigo, atribuindo-lhes um caráter permanente, quase de um deus, de ter o poder de entrar em suas mentes frágeis.
São muitas batalhas de uma só guerra. A verdadeira guerra é a que trava em seu mundo interior pela vontade de vencer, pela necessidade de superar suas deficiências e pela libertação de seus medos arquetípicos. Mesmo que se projetem os inimigos como pessoas que se opõem ou que se colocam como usurpadores de seu direito, estes não são os reais oponentes do ser humano. O inimigo real mora na intimidade da própria mente, requerendo o bom combate. Indivíduos de todas as culturas, do menos capaz ao melhor, todos querem vencer seu inimigo real, a fim de se libertar do medo, da insegurança ou da possibilidade de fracasso.
Em algum momento de sua vida, o ser humano precisa descobrir que seu principal inimigo se encontra nele mesmo. Vai perceber que nem sempre conta com a competência que gostaria de ter. Luta contra o tempo que dimensiona a seu favor, mas não tem certeza se conseguirá nele obter o que deseja. Tem dúvidas sobre si mesmo, pois as variáveis são muitas e os fatores imponderáveis cercam suas possibilidades. Pensa que luta contra alguém, contra o sistema ou que seus opositores estão do lado de fora. No fundo sabe que seu maior inimigo é sua ignorância. Se não a eliminar, continuará equivocadamente culpando alguém. Pensa que luta contra seu patrão ou contra o governo. Evoca o mesmo sistema que critica para lhe proteger, sem perceber que deve construir em sua personalidade o herói que o libertará de sua ignorância quanto a si mesmo e ao viver.
Literalmente dorme e acorda com o inimigo e não se dá conta de sua constante presença. Para superar a simples verdade de que ele próprio é seu obstáculo, atribui a um bode expiatório a causa de seus males. Suas oportunidades são muitas e podem ser criadas quando quiser. Basta que se capacite, que não terceirize culpas e que integre reais habilidades úteis para ultrapassar os obstáculos quando aparecerem. Só quando vencer a si mesmo e aprender como melhor sacrificar a energia de viver que alcançará a verdadeira vitória. Neste momento, todos vencerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário