segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Tipos Baianos

Salvador é uma cidade de muitos tipos. Aqui são permitidas todas as diversidades. O comportamento é quase ditado totalmente pela liberdade. Isto a torna convidativa ao viver plenamente, mesmo com alguns excessos visíveis a todos. Aqui há pessoas inteligentes. Tudo que fazem é bem feito. São bem sucedidas profissionalmente e costumam levar o nome da cidade para brilhar bem alto. São nossos exemplos de saber. Aqui também temos pessoas muito cultas. Conhecem literatura, arte e sabem opinar de forma clássica. São eruditas e têm gosto refinado. Estão onde o conhecimento se faz presente, sobretudo nas Universidades.
Também temos pessoas ricas. Têm um bom patrimônio conquistado pelo trabalho. São prósperas. Contribuem significativamente para a economia, geram empregos e desenvolvem os mais diversos setores da sociedade movimentando o dinheiro. Aqui também temos muitas pessoas interessantes e singulares. Possuem alguma expertise. São virtuosas e se destacam pela especialidade e dominância de algum oficio. Exaltam a terra onde nasceram creditando-lhe uma certa magia. Em Salvador também temos pessoas politicamente corretas. São muito educadas. Respeitam a diversidade, incluindo todos como iguais, sem distinção. Zelam pelo estabelecimento de uma sociedade justa, sem discriminação e igualitária.
Aqui temos pessoas bem informadas. Sabem das coisas e têm informações corretas. Em geral produzem conhecimento, circulando ideias. São úteis para a manutenção de um certo padrão social. Há igualmente muitas pessoas do bem. Querem o bem das pessoas. Agem com o coração limpo de mágoas. Dão o melhor de si. São caridosas. Atuam para o bem. Praticam regularmente a caridade. Gostam de doar, doando-se ao próximo. Há também pessoas muito espiritualizadas. Valorizam a espiritualidade, pois a mítica religiosa está na alma das pessoas. São afeitas à religião. Respeitam toda e qualquer manifestação religiosa.
Difícil encontrar uma pessoa com todas estas qualidades, mas também é raro encontrar alguém que não tenha pelo menos uma delas. São estas pessoas que fazem nossa sociedade. Caracterizá-la sem levar em conta a existência de todos estes tipos é diminuí-la.
Porém, certamente, estamos esquecendo de uma importante qualidade a ser adquirida por todos, cuja consequência é a efetiva melhoria de nossa sociedade. Essa qualidade é a habilidade de promover a construção efetiva de uma sociedade melhor. Significa dizer que quem a tem estaria permanentemente com foco na melhoria da sociedade onde conseguem o próprio sucesso e recebem os merecidos dividendos.
Enquadrando-se em um dos tipos, busque acrescentar a nova conquista evolutiva para que seja admitido na importante categoria acima: uma pessoa que age com reciprocidade para com o mundo onde dele retira e dá o seu melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário