quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Psicologia e arte


Inegavelmente a arte é expressão do mundo interior de seu criador, cujo significado transcende sua individualidade. Nada mais artístico do que a vida e a obra daqueles que legaram a civilização, tal qual a vivemos hoje, com suas invenções e tudo quanto torna a vida humana agradável. Pode-se dizer que tudo que o ser humano cria é arte, variável com a época, a cultura e a linguagem em que é produzida. Unindo criatividade, impulso, excitação, imaginação e fantasia a obra é produzida como uma expressão da alma daquele que a executa.
Por outro lado, a Psicologia, ciência da dinâmica psíquica e do comportamento humano, propõe que toda expressão humana é carregada de símbolos que emergem do mundo interior do ser humano para que ele se comunique e realize sua existência. O que dele brota tem o caráter de identidade pessoal, porém não apenas a sua mas também a de todos que forjaram sua vida. Seu DNA carrega as marcas de todos os seus antepassados, pois a alma humana é individual e simultaneamente coletiva. Tudo que produz vem de sua Consciência bem como da imensa riqueza de seu Inconsciente. Sendo assim, o artista realiza o que emerge de seu Inconsciente como um vulcão que espele sua lava das profundezas de seu mundo interior. Sua produção contempla seu talento bem como aquilo que compõe seu Inconsciente Coletivo.
A personalidade do artista, em parte, é secundária em relação a sua obra. A obra se sobrepõe à sua personalidade e, ao mesmo tempo, a caracteriza. A arte lhe serve como desague de algo que necessita sair para que sua mente permaneça em equilíbrio, atendendo ao impulso criativo e ao anseio coletivo e pessoal de realização. Quando nos detemos sobre uma obra de arte, seja música, pintura, teatro, cinema ou qualquer expressão simbólica do talento humano, também estamos em contato com uma parte que diz respeito à nossa própria alma. Por esta razão ela nos encanta e nos permite transferir nossa ânsia de viver e experimentar o prazer.
Artigo publicado no Jornal ATarde de 11.02.2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário