sábado, 8 de dezembro de 2018

Psicologia dos Sonhos

Sonhar é uma atividade inerente ao humano e se processa abaixo do nível da consciência. Ali, na mente inconsciente, os sonhos ganham vida antes de chegarem a atingir o córtex cerebral. Estes são sonhos cujo simbolismo ultrapassa a compreensão e a lógica da consciência. Há outros, que acontecem quando o indivíduo está acordado, que são elaborados pela consciência, e que costumam invadir o imaginário popular estimulando o ser humano nas suas realizações. São sonhos que nem sempre são realizáveis, mas que costumam impulsionar os desejos e se tornarem os principais motivos das realizações humanas.

Sonhar é preciso, mesmo que sejam sonhos improváveis de realização, pois são alimentadores da fé, da ilusão e de grandes conquistas para o indivíduo e para a sociedade. São inúmeros os casos em que sonhos viraram realidade, proporcionando importantes conquistas para a Humanidade. Cito o sonho de Santos Dumont, ao querer voar dando origem ao avião, favorecendo o surgimento da indústria aeronáutica, otimizando a mobilidade do ser humano. Os sonhos movimentam a vida, pois alimentam a esperança, fomentam a criatividade e impulsionam o progresso da Humanidade.

Pergunto-me qual é o sonho do cidadão brasileiro, que é alimentado diariamente e se materializa como sociedade? Talvez não seja possível definir, tal a diversidade cultural que ocorre em seus imensos rincões. Pelos últimos acontecimentos políticos, em que o submundo da república foi exposto nas páginas policiais de todos os veículos de comunicação do país, talvez o grande sonho seja “tolerância zero para a corrupção”. Para que este mais recente sonho se materialize é preciso que o próprio cidadão tenha outros, mais imediatos e que dependam exclusivamente de si. Refiro-me ao empreendedorismo, ao desejo de vencer pelo trabalho honesto, ao desejo de que seu esforço resulte não só no bem pessoal como no bem coletivo. O sonho de um indivíduo pode se tornar o de muitos, quando objetiva a construção de uma sociedade com justiça e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário