quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Zika e as doenças da sociedade

Sim, nossa sociedade está doente. A Zika é símbolo disto. A doença não é só a falta de infraestrutura urbana, educação, segurança, saúde ou de moradia digna. Como a sociedade se encontra, representa o estágio de desenvolvimento em ela se encontra. Porém, a doença perigosa é a falta de um sentido maior para o cidadão além daquilo que a sociedade tem apresentado. Qual a filosofia de vida que norteia as ações e interesses das pessoas que aqui vivem? Tudo indica, com exceções, que é o levar vantagem a qualquer preço com desrespeito ao direito de todos. Sem este sentido, a vida fica vazia, pobre e aberta aos desvios e doenças típicas do cotidiano da sociedade.

A sociedade é um organismo vivo que se assemelha ao corpo humano. Há um cérebro, um coração, um sangue e, acima de tudo, um indivíduo que o comanda. Metaforicamente, o sangue é o trabalho, constante que se vê no empresário, no comerciante, no servidor público, no operário de todos os tipos, portanto, na força do trabalhador em todas as suas expressões. A doença acontece quando não se quer trabalhar dando o seu melhor, quando se impõe altos impostos ao cidadão, quando o obriga a que padeça para ter acesso aos serviços públicos, quando se insere a corrupção como prática comum ou quando se restringe a liberdade de expressão.

O coração é a família, com seus vínculos, seus valores, sua condição de espaço de pertencimento e vivência do amor, cujo adoecimento ocorre quando seus responsáveis se ausentam do dever de educar e dar o exemplo aos seus filhos. O cérebro é o Estado com suas leis, com a constante preocupação em garantir o bem-estar coletivo em todos os níveis. Seu adoecimento ocorre quando pessoas, grupos políticos ou grandes empresas se arvoram em querer ocupar aquele lugar de poder e de domínio.
No entanto, a doença maior é a falta de um sentido e de uma filosofia existencial para o indivíduo que comanda o organismo, portanto, para o cidadão, verdadeiro autor de seu destino é proprietário de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário