terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Psicopatia

Doença assintomática, de diagnóstico tardio, com poucos estudos e de tratamento inespecífico. Em geral, os que são classificados tecnicamente como psicopatas agem em surto e não se dão conta da gravidade do que cometem nem apresentam reflexões emotivas de seus atos, não demonstram remorso ante os danos que causam, não são sensíveis a punições nem se preocupam com sofrimento pessoal. Tecnicamente são diagnosticados como portadores do Transtorno da Personalidade Dissocial, que abrange outros tipos mais comuns de diagnóstico precoce e encontrados em todos os níveis da sociedade. Estes últimos, ascendem na adolescência com pequenas atitudes desproporcionais ao senso comum que vão desde a crueldade com animais e pessoas até a destruição de ambientes de uso público, com acessos de raiva quando contrariados, em geral, insurgem-se contra a autoridade.

Algumas formas inadequadas de convivência, de perversidade, de depredação do patrimônio público, de forte e momentâneo descontrole emocional não são resultantes da psicopatia, pois apenas servem de sinais do baixo nível de sociabilidade do povo que assim procede pela falta de sentido da vida e de cidadania. O fundamentalismo religioso exacerbado também se aproxima da psicopatia pelas consequências danosas ao indivíduo e a sociedade, alvos de sua tentativa de conversão à força, porém seus adeptos não são psicopatas pois agem conscientes e deliberadamente. Pela mesma razão, não são psicopatas os terroristas, os que assassinam para roubar, os corruptos, os que planejam seus delitos visando exposição de sua imagem ou propagação de conceitos fundamentalistas, bem como os que apresentam alta agressividade nos surtos psicóticos.

Os psicopatas são tomados por descomunal ideia que os levam a ações desproporcionais ao seu desejo consciente, agindo à revelia de qualquer lógica racional. Tudo indica existir uma forte pressão inconsciente para o cometimento da atitude ou conjunto de comportamentos que excedem a normalidade e que pode ser enquadrado como algo hediondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário