sábado, 17 de novembro de 2018

Judeus

Fascinante a história dos judeus. Os filhos de Abraão, de Isaque, de Israel e de Judá deram origem a uma civilização caracterizada pelo progresso e por uma resiliência inigualável. Mesmo sendo alvo de inúmeras perseguições ao longo da história da Humanidade, os judeus, que são minoria na população mundial, apresentam características peculiares que os destacam positivamente. Mais de vinte e cinco por cento dos ganhadores do Prêmio Nobel, principalmente de Física e de Medicina, são judeus, revelando a excelência nos estudos e pesquisas de seus cientistas e pensadores. Em vários aspectos são admiráveis e dignos de exemplo.

Viveram dominações e diásporas, foram perseguidos e espoliados, mas nunca perderam sua identidade, seu denodo e sua inspiração para a excelência. Originalmente camponeses, por conta das muitas dispersões e mudança de países e culturas, miscegenaram-se nas várias sociedades em que foram submetidos. Por vias dolorosas, levaram para aquelas culturas seu modo de ser, seus costumes e sua tendência ao fortalecimento dos clãs familiares. Foram eles os primeiros povos de que se tem notícia, a adotar a ideia do Deus único, privilegiando a relação direta entre o humano e o Divino.

A Humanidade nunca vai esquecer o Holocausto, símbolo maligno do horror que dominadores de povos impuseram aos que foram, pela força bruta, subjugados injustamente. Há que se perguntar por que o povo judeu foi submetido a tamanha atrocidade. Talvez a resposta seja porque sempre se opuseram ao domínio de um povo sobre outro, de uma nação sobre outra, de irmãos, filhos de um mesmo Pai amoroso, contra outros. Isto era pregado e executado pelos insanos que desejavam uma raça pura em desrespeito à diversidade humana, maior riqueza que o Criador gerou na Terra.

Hoje Israel, em que pese sua obstinada defesa bélica das terras que acreditam lhe pertencer, formam uma comunidade pacífica, organizada e tradicional que continua exportando para o mundo os ideais de seus patriarcas, cuja bandeira sempre foi a de união dos povos, da liberdade ampla e irrestrita e a da constituição de uma sociedade vivendo em harmonia.

Sim, seria bom que nosso povo, o brasileiro, ante a adversidade que caracteriza a vida do mais pobre, se espelhasse na determinação encontrada nos judeus. Não se trata de supremacia ou de admiração exagerada, tampouco inferiorização de qualquer povo em relação a outro, mas de espelhamento para superação de adversidades. Não há, sobre a Terra, qualquer superioridade entre as culturas, mas há aquelas que se revelam, pelos resultados alcançados ante a injustiça, exemplos de dignidade e de nobreza. Sem qualquer parentesco direto ou remoto com judeus, encanta-me a história, a cultura, a perseverança de um povo que tem espalhado excelência no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário