segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Mente sã

Talvez por que o iniciador da psicanálise tenha sido médico e cuidado de “loucos” haja resistência nas pessoas em fazer terapia. Muitos ainda relacionam terapia ou ir a um psicólogo a pessoas com problemas mentais. Há também o preconceito de que se trata de alguém fraco ou incapaz de resolver seus problemas sozinho. Hoje a atividade não é somente do domínio da psiquiatria. Ao contrário, há muito mais não médicos cuidando da mente das pessoas e lidando com os conflitos humanos num consultório do que antes. É preciso ser uma pessoa madura para se decidir procurar auxílio em uma terapia. Muitos precisam, mas recuam por preconceito ou por falta de dinheiro. Porém, existem instituições que nada cobram, ou que praticam valores simbólicos, e que prestam bons serviços de terapia.

Terapia é uma experiência em que um profissional se coloca a disposição para compreensão do que se passa com alguém, visando torná-lo consciente de seus problemas e de como poderia encontrar alternativas para solucioná-los. Trata-se também da busca conjunta por um sentido e significado da vida e de como ela pode ser mais suave e encarada com leveza. A terapia é útil sobretudo para a mudança da visão de mundo e de si mesmo, buscando libertar-se de velhas culpas e de conceitos equivocados sobre a vida e o próprio comportamento.

Porém terapia não resolve tudo, nem deve se constituir em muleta permanente, pois pode se estabelecer uma relação de dependência e de falso suporte. Seus limites se encontram no desconhecimento do terapeuta a respeito de si mesmo, projetado em seu paciente, bem como na percepção de cada um de que nada mais há a acrescentar. Independentemente da existência de alguma patologia psíquica ou de transtorno diagnosticado, a terapia é útil sobretudo para aquele que se sente angustiado, cheio de culpa ou que pauta seu comportamento por julgamentos maniqueístas de certo ou errado. Fazer terapia e sinal de cuidado com a própria saúde psíquica e de atenção ao que se passa em seu mundo interior. Façamos terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário