segunda-feira, 11 de maio de 2020

O Sentido da Vida

Enganam-se os que pensam que o sentido da vida reside em viver naquilo que lhe dá prazer ou que lhe traz felicidade. Muitas vezes, esta busca provoca mais prejuízos do que ganhos. Certas metas existenciais, mesmo aquelas que dão prazer, conforto e prestígio social, resultam em equívoco dificilmente reparável. A pessoa bem sucedida nem sempre é aquela que acumulou bens e usufrui deles, causando inveja a quem não os possui.
Como ser feliz em um ambiente instável, nocivo ou onde reine a miséria social? Certamente há quem diz conseguir, porém o egoísmo e o orgulho ali estão presentes como permanentes companheiros. Encontrar o sentido da vida enquanto. A dor e o sofrimento campeiam na sociedade passa também pelo trabalho em erradicá-los.
Para encontrar o sentido e significado da vida há que alinhar certas condições pessoais internas com a vivência em uma sociedade saudável e próspera. Estas condições necessitam ser permanentes, sobretudo a do meio em que viva o indivíduo supostamente realizado. No que diz respeito às condiciones internas é preciso entender que se trata do encontro com a própria designação pessoal, portanto, após a descoberta da razão de sua existência como ser humano.
É preciso estar pleno, livre de culpas, de credores litigiosos que tenham reais direitos, de inabilidades e de passivos para com a sociedade. A consciência de uma pessoa realizada deve estar em harmonia consigo mesmo, com seus pares e com a sociedade na qual atua e vive suas experiências mais significativas. Se assim não for, a realização propalada será na aparência, pois no íntimo prevalece o desconforto, a angústia e a solidão interior.
Não é possível a realização pessoal sem a formação de uma personalidade saudável, comprometida com o bem comum com a prosperidade social. Aquele que alcançou esta condição descobriu o sentido da própria vida quando entende a si mesmo, compreende as razões últimas das coisas, sente cada experiência em sua essência e percebe seu semelhante em sua máxima dignidade. Sem isto estará atendendo a vaidade, ao egoísmo e ao desejo de supremacia sobre os outros. Viverá uma vida inautêntica.
O encontro do sentido da vida se deve à uma consciência renovada por ideias altruístas, pelo desejo permanente de ser uma pessoa melhor, pela responsabilidade e transparências em seus atos, pela preocupação pelo bem comum e pela perspectiva de uma vida futura sem medos ou fantasias fabricadas pelo imaginário popular. Como se realizar sem sentir a vida com coragem e vontade de viver? Como encontrar-se a si mesmo sem ter amado alguém? Como descobrir o significado da própria existência sem conseguir explicar suas origens e seu destino? As respostas são alcançadas quando já se integrou à própria personalidade a humildade, a compaixão e a legítima fraternidade. Portanto, para que se alcance o sentido da vida é preciso, além de espiritualizar-se, humanizar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário