segunda-feira, 4 de maio de 2020

Metas existenciais

Todo ser humano tem metas e desejos de realização, independentemente do tamanho dos horizontes em que baseia sua vida. Mesmo que seja considerado componente da humanidade, vive em diferentes situações que afetam a qualidade e o tamanho da vida que leva. Inevitável estudá-lo e classificá-lo de acordo com determinados parâmetros para que seus problemas sejam coletivamente resolvidos.
Torna-se evidente a existência de vários níveis socioeconômicos, cuja distribuição da renda global por pessoa não resultaria em êxito, em face da diversidade de habilidades, interesses e horizontes dos indivíduos das muitas sociedades humanas. Uma sociedade com sua específica cultura não conseguiria resolver o problema de outra pela imigração de alguns de seus indivíduos, pois, dentre outras considerações, os problemas continuariam ocorrendo em seus países de origem.
Estimular as capacidades individuais e o estabelecimento de mínimas metas existenciais pode ser positivo, sobretudo quando estatuído desde a infância e nos programas curriculares das escolas de educação básica. Propostas governamentais e políticas públicas deveriam contemplar o fortalecimento de metas existenciais para seus cidadãos para que se solidifiquem valores que contribuam para o desenvolvimento individual e coletivo.
São metas existenciais que fundamentam uma sociedade aquelas que apontam para que seus indivíduos sejam prósperos e vivam na plenitude de seus direitos, bem como as que valorizam o trabalho, a família, a educação, o relacionamento interpessoal, a legalidade do patrimônio pessoal, a justiça, o lazer e a espiritualidade.
A valorização e fortalecimento dos laços familiares deve visar a autonomia e independência de seus membros, o respeito, a amizade, a cooperação e o exercício da cidadania pelo bem de todos. O estímulo a metas existenciais que valorizem o intelecto, a aprendizagem, o aperfeiçoamento pessoal, o conhecimento das coisas certamente ampliaria a autoestima do cidadão ao mesmo tempo que o capacitaria para novos desafios, sobretudo no campo profissional. O desejo de uma boa formação profissional, de progredir em uma carreira, de empreender e de alcançar sucesso deveriam ser estimulados desde a infância. Da mesma forma, também deveria ser estimulado o desejo de construção de um lar saudável, confortável e harmonioso, garantido pela propriedade digna e legal.
Quando o ser humano alimenta um horizonte e deseja alcançar sucesso em uma sociedade que ele mesmo constrói, sem a espera de benefícios paternalistas de governos, torna-se autodeterminado e responsável pelo bem-estar pessoal e coletivo. Em paralelo, todo indivíduo necessita de metas espirituais onde constem uma visão de vida positiva, uma percepção compreensiva do sentido da morte e o não temor à continuidade da própria existência após o viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário