segunda-feira, 27 de abril de 2020

Voar

À semelhança das aves, todo ser humano deve aprender a sair do chão em suas ideias. Manter-se na posição de quem não vai além do senso comum é escravizar-se às ideias coletivas, tornando-se marionete dos que detêm o poder. Voar significa pensar além dos partidos, dos grupos, dos sindicatos e das associações particulares voltando-se para a sociedade em sua totalidade. É preciso pensar grande, aventurar-se sem perder a noção de realidade, ampliando a criatividade. Quando um povo se submete a uma única vontade, nascem os extremismos que costumam estagnar seu progresso.
Quando as discussões e debates permanecem nas polaridades, a mediocridade impera, pois não há aceitação do novo nem a singularidade é respeitada. Faltam mentes lúcidas, arejamento de ideias e aceitação do que representa o respeito ao bem-comum. Velhos caudilhos e seu asseclas já não trazem o que o povo necessita, pois querem manter o status quo em que se perpetuam no poder. Estão mais preocupados com seus projetos pessoais de poder do que em fazer progredir a sociedade. São aves de rapina que se aproveitam do sofrimento humano.
Não se ocupam em educar o povo. Suas ideias não vão além de construir e inaugurar escolas. Não investem em educação, mas em prédios. Não preparam adequadamente o professor, optando por empoderar o aluno em nome da outorga de uma liberdade que ele ainda não sabe exercer. Remuneram mal o professor, firmando-se na lei de responsabilidade fiscal, mas gastam recursos públicos para se reelegerem. Governam, mas não melhoram a vida das pessoas, pois se mostram salvadores do martírios que eles mesmos provocam. São lobos em pele de cordeiro.
Antigos heróis, que se beneficiaram dos aplausos populares, retornam à cena pública para reforçar antigas ideias que não cabem mais para uma sociedade que deseja progredir sem o braço acomodatício do Estado. Até quando o cidadão vai aceitar o comando da sociedade por aqueles que, em sua insanidade e incompetência, continuam a despejar palavras em discursos vazios de significado, pois miram a disputa política. Que pena que o cidadão comum aceita ser alvo da vilania dos que optaram pela cegueira do poder político.
Estimular a livre iniciativa, incentivar o empreendedorismo, oferecer ideias criativas e valorizar a pessoa humana são tarefas urgentes para que a sociedade encontre seu rumo assertivo para o progresso social. Governos se sucedem e os problemas continuam os mesmos, pois ainda não foi criada uma escola para governantes, nem a corrupção, que se encontra disseminada na sociedade, foi debelada. Uma nova geração de pessoas deverá  vir, com características singulares e éticas para mudar o que aí está. A propriedade de uma ética robusta e a capacidade de ir além da visão rasteira das disputas eleitorais será instalada na mente humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário