quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Psicologização

O natural gosto humano pela Psicologia nasce do mistério que se esconde por detrás da ignorância que tem de si mesmo. Desde Freud, que postulou o Inconsciente como depósito do que não cabe na Consciência, o ser humano anseia pelo entendimento de como funciona sua mente, querendo descobrir o que não sabe de si mesmo. Todos querem descobrir sua própria natureza e como funciona sua mente. Seus anseios, medos e angústias podem e devem ser resolvidos na medida em que conheça o mistério que há por detrás de suas origens. A popularização da Psicologia parece ser um fenômeno relacionado com o aumento da capacidade do ser humano em subjetivar e decodificar os sinais e símbolos de seu Inconsciente. Mas também vem de sua necessidade de sair do lugar comum, de não mais enxergar a vida e os fenômenos sociais pelo modo oficial e politicamente correto de ser. 
Informações oficiais, ordens de conduta correta e modo de viver religiosamente adequado perdem espaço para uma outra maneira pessoal de ser e viver. 

O individualismo é o mal decorrente da psicologização da vida humana. Todos parecem ter uma forma particular de entender e de fazer o que é melhor para si mesmo. Psicologizar é uma natural tendência que leva o ser humano a múltiplas escolhas, fugindo de um padrão coletivo e comum de agir. Esse foi um equívoco do Comunismo ao querer um modo único de vida e comportamento para o ser humano. Desprezou a subjetividade, a psicologia da pessoa e as diferenças entre os seres humanos. Mesmo com direitos e deveres iguais, possuímos históricos psíquicos diferenciados e capacidades dessemelhantes. O fenômeno de se afastar cada vez mais de suas tendências coletivas para encontrar um modo pessoal de viver, seguindo a tendência individualista contemporânea, é típico de uma sociedade que prima pelos direitos humanos. Jung já declarava a necessidade de Individuação. A Psicologia contribui para a diferenciação e simultaneamente a humanização das pessoas, na medida em que propõe a existência do Inconsciente como grande campo de informações do indivíduo sobre si mesmo e sobre o mundo onde vive. 

Psicologizar é impor-se contra a coletivização e massificação da pessoa humana. Desde o início do cinema, nos últimos anos do Século XIX, o ser humano passou a contar com a divulgação de imagens como meio de ampliar suas percepções do que era declarado ou escrito. De lá para cá, aperfeiçoou técnicas, ampliou percepções, culminando com as infinitas possibilidades proporcionadas pelo mundo virtual. O ser humano segue sua incrível saga, com a contribuição da Psicologia, em busca do entendimento do mundo e de si mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário