domingo, 25 de novembro de 2018

Orgulho

Eu tenho orgulho. Sim, eu sou orgulhoso. Meu orgulho é um pouco diferente, mas não deixa de incomodar. Muito embora valorize minhas origens humildes por ter migrado do interior para cidade grande, conquistado tudo que uma sociedade organizada oferece, ainda não é por esta razão que sou orgulhoso. Sim, sair da obscuridade para a claridade do saber civilizatório enche qualquer um de orgulho, mas não o suficiente.

Muito embora me orgulhe de ser baiano, de admirar a cultura, a negritude de seu povo, a magia de sua arte e a própria baianidade, não é por esta razão que sou orgulhoso. São muito os exemplos de baianos ilustres, talentosos e competentes que me orgulham, e de forma alguma não me considero um deles. Considero meus artistas preferidos, dois ilustres baianos que nos enchem de musicalidade e poesia com suas excelentes produções artísticas.

Muito embora seja orgulhoso por ser brasileiro, não só pelas belezas do país, pelo potencial de suas riquezas naturais, mas principalmente pela resiliência de seu povo, não são estes os motivos. Enche-me de orgulho pertencer a um povo originário da mistura de diferentes etnias, forjando um DNA miscigenado por diferentes culturas. Porém não é somente por esta razão que meu orgulho se formou. Teria motivos para diminuir meu orgulho, em face da grande quantidade de líderes corruptos desmascarados recentemente.

Muito embora seja orgulhoso por ser latino e viver envolvido pela mística de uma língua de origem romana, cheia de particularidades relacionadas às emoções, portanto, ao coração, ainda não é por esta razão que o meu orgulho merece destaque. Viver na faixa tropical, navegando pela linha do equador, me enche de orgulho pelo clima, pela diversidade cultural e por tudo que suporta o povo latino.

Porém, de fato, sou orgulhoso principalmente pelo que se passa em minha consciência, algo inacessível, mas que contém o que de melhor pode se querer para um ser humano, mesmo que eu ainda não tenha alcançado. Meu orgulho é pelos meus sonhos a respeito de um mundo melhor. Nele há algo que não é dito por não haver palavras que traduzam a qualidade de suas imagens. Elas motivam uma disposição permanente para fazer o melhor pelo bem-estar pessoal e coletivo. Elas sinalizam para a necessidade de agir com a ausência de corrupção, do desejo de prejudicar ou retirar algo do outro. Nelas não há lugar para bairrismo, nacionalismo, pátria ou bandeira, salvo a da paz e do amor que a todos une. Meu orgulho é pela ausência total, em mim mesmo, de guerra, violência ou agressão ao outro. Orgulho-me da presença permanente do amor, da paz, da educação e da liberdade. Sei que não estou sozinho, pois muitas pessoas aparecem em meus sonhos que ficam gravados na consciência. De fato, sou muito orgulhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário