segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Pacto

Toda sociedade necessita de alguns pactos para garantir a boa aplicação de suas políticas públicas. Não basta eleger-se alguém e outorgar a um partido a aplicação de uma ideologia política e econômica para que se obtenha êxito na administração pública e no desenvolvimento de uma sociedade. Depois das eleições, graças a uma certa passividade dos eleitores, pouco se cobra dos eleitos, como também, muito menos, vê-se a efetiva participação do cidadão e das entidades civis na colaboração com a nova administração. Na prática, temos de um lado, a população que sofre e espera soluções, porém sem participação direta nas ações e, do outro, o governo que tenta resolver e mostrar com maciça propaganda para que foi eleito.

A filosofia do “eu pago os impostos e quero ver os resultados” é seguida à risca, sem que o cidadão, as associações e as entidades de que faz parte, participem da execução direta do que foi definido como plano de governo. Simplesmente lavam as mãos, reclamando do não feito. Não se trata da defesa pura e simples dos governos, nem tampouco incriminar o cidadão, mas de tentar inserir, além das cobranças que devem fazer, sua atitude naquilo que é de seu interesse. A cidade é do cidadão, que cede parte de suas responsabilidades ao poder público, não se eximindo de suas obrigações nem se permitindo tornar-se expectador passivo da degradação de sua morada.

Os participantes deste pacto devem sentar à mesa, num mesmo fórum e, setorialmente, em câmaras específicas para o detalhamento das ações e competências de cada um. São atores do pacto: entidades de classe, associações de bairros, líderes religiosos, sindicatos, OAB, representantes do Terceiro Setor, Câmara Municipal, Poder Executivo Municipal/Estadual/Federal, Poder Judiciário, Ministério Público, Órgãos de imprensa falada/escrita/televisada, representantes do comércio e da Polícia Militar. Para coordenar e acompanhar este grupo, com a participação e parceria do Poder Executivo, nada melhor e mais ativo do que o Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário